terça-feira, 26 de maio de 2009

Nunca foi tão fácil

Depois da eliminação do Boca Juniors para o Defensor Sporting, o título da Copa Libertadores tem enormes chances de ficar com um time brasileiro. Afinal, são quatro times do país classificados para as quartas-de-final da competição, que terá início nesta quarta-feira. É a primeira vez na história que quatro clubes do mesmo país chegam nessa fase do torneio.

Uma coisa que já é dada como certa é a presença de ao menos um brasileiro na decisão. Isso porque de um lado da chave estão São Paulo, Cruzeiro, Grêmio e Caracas. O time gaúcho não deve ter grandes dificuldades para eliminar os venezuelanos do Caracas. Além de ter a melhor campanha da competição até agora e um time que tem demonstrado grande equilíbrio e entrosamento, o Grêmio passa a contar a partir dessa fase com o técnico Paulo Autuori, o único dentre os oito restantes que já foi campeão da Libertadores. Ele ficou com a taça em 1997, com o Cruzairo e em 2005, com o São Paulo, e nas duas ocasiões chegou durante a campanha, como acontece agora. Justamente um desses dois times devem estar no caminho de Autuori nas semifinais. São Paulo e Cruzeiro fazem o duelo mais imprevisível dessas quartas-de-final. O Cruzeiro tentará fazer um bom resultado no jogo de ida, no Mineirão, enquanto o São Paulo tentará superar a má fase (nos últimos sete jogos venceu apenas um) e o histórico recente de três eliminações seguidas para times brasileiros.

A realização ou não de uma final brasileira dependerá do Palmeiras. O Verdão enfrentará o Nacional, do Uruguai, com o primeiro jogo no Palestra Itália. Apesar de ter passado pela primeira fase e pelas oitavas-de-final na "bacia das almas", o time brasileiro é ligeiramente favorito no confronto. Uma dificuldade que o Palmeiras deve enfrentar é o fato de ter um time muito jovem diante de um grupo experiente do Nacional, que conta, por exemplo, com o lateral-esquerdo Frederico Dominguez, campeão da Libertadores com o Vélez, em 1994. Quem passar, enfrentará Estudiantes ou Defensor nas semifinais. O time argentino parece ser o único capaz de tirar o título de um brasileiro. Se eliminar a equipe uruguaia, o Estudiantes enfrentará um adversário que certamente traz boas lembranças ao clube. Isso porque os dois primeiros títulos sul-americanos do time de La Plata, em 68 e 69, foram ganhos em cima de Palmeiras e Nacional, respectivamente.

Mesmo com alguns obstáculos pelo caminho, a verdade é que nunca foi tão fácil o título da Libertadores ficar no Brasil. Uma eventual final brasileira, que seria a terceira nos últimos cinco anos, seria ótimo para o país, cuja hegemonia no continente nos últimos 15 anos só é ameaçada pelo Boca Juniors, mas também seria muito ruim para a competição. Mas o melhor de tudo é que não teremos que ouvir o Galvão Bueno falar que tal time "é Brasil na Libertadores".

Nenhum comentário: