terça-feira, 14 de junho de 2011

Peñarol x Santos: decisão histórica

Quase 49 anos depois, Peñarol (URU) e Santos voltam a se enfrentar em uma decisão de Taça Libertadores da América, no Estádio Centenário, em Montevidéu (URU) nesta quarta-feira às 21h50 (horário de Brasília). Em busca do terceiro título continental, a equipe brasileira busca inspiração no passado.

Em julho de 1962, o Alvinegro da Baixada Santista venceu por 2 a 1 no primeiro jogo realizado em Montevidéu. Porém, o Peñarol surpreendentemente arrancou uma vitória por 3 a 2 na Vila Belmiro, levando a decisão para um jogo extra, em Buenos Aires (ARG). Então, jogando no Estádio Monumental de Nuñez, o Santos não tomou conhecimento do adversário e fez 3 a 0, com dois gols do Rei Pelé, que havia retornado de lesão após desfalcar o time nos dois confrontos anteriores. Foi o primeiro título conquistado por um clube brasileiro na Taça Libertadores da América.

Naquele torneio, o Santos realizou nove partidas, venceu seis, empatou duas e perdeu apenas uma vez (no segundo jogo da decisão). Foram 29 gols marcados e apenas 11 sofridos. Melhor ataque daquela competição, o Peixe goleou o Cerro Porteño (PAR) por 9 a 1, maior goleada de um clube brasileiro na história da Libertadores.

Semelhança

Nesta edição da Libertadores, o Santos tem colecionado sequências de vitórias e empates nos mata-matas. Foi assim nas oitavas-de-final contra o América (MEX), 1 a 0 em casa e empate sem gols, fora de casa. Nas quartas, fez 1 a 0 no Once Caldas (COL) em Manizales e segurou o 1 a 1 no Pacaembu. Já na semifinal, bateu o Cerro Porteño (PAR) mais uma vez por uma vitória simples em São Paulo e se classificou para a final com um empate por 3 a 3 em Assunção.

Na semifinal da competição sul-americana de 1962, o Santos superou o Universidad Católica (CHI) após empatar por 1 a 1 fora de casa, e vencer por 1 a 0 na Vila Belmiro.

Seria uma boa coincidência para Neymar e Cia?

SANTOS 3 X 0 PEÑAROL (URU) - LIBERTADORES 1962 - FINAL

SANTOS: Gilmar; Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula
PEÑAROL:
Maidana, Lezcano, Cano, Caetano, Gonçalves, E. González, Pedro Rocha, Spencer, Sasía, Matosas e Joya. Técnico: Béla Guttmann

Data: 30/8/1962
Estádio: Monumental de Nuñes, em Buenos Aires (ARG)
Público: 60.000 pessoas
Árbitro: Leo Horn (HOL)
Gols: Pelé (2) e Coutinho (SAN).



Nenhum comentário: