segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Brasileirão Emoção

Pode não ter a força do futebol inglês, a garra do futebol italiano, nem a elegância do futebol francês. Não há Cristiano Ronaldo e, muito menos, o melhor do planeta Lionel Messi. Mas o Campeonato Brasileiro de 2011 deve se tornar a competição mais acirrada, e consequentemente, a mais apaixonante do mundo.

Existe algum campeonato de pontos corridos no mundo em que quatro equipes chegam à última rodada com chances de título? Existe. Flamengo, Internacional, São Paulo e Palmeiras provaram isso em 2009. Ah... aquele campeonato foi exceção! Certo. Mas quem acreditaria que três times (diferentes daqueles) chegariam num mesmo patamar no ano seguinte? Resposta: Fluminense, Cruzeiro e Corinthians mostraram que era possível.

Tendo em vista as edições anteriores, somando-se ao fato de que os clubes representantes das cinco maiores “nações” do País lideram a tabela de classificação após o término da 15ª rodada (1º FLAMENGO, 2º CORINTHIANS, 3º SÃO PAULO, 4º VASCO, 5º PALMEIRAS), arrisco-me a dizer que este será o maior da história do futebol nacional, ao menos em termos de emoção. Torcedor brasileiro, já pensou na possibilidade de Flamengo e Vasco, e Palmeiras e Corinthians disputarem a taça na última rodada, com dois clássicos tradicionalíssimos? Além disso, imagine se o Santos tentar estragar a festa do rival São Paulo, fazendo a despedida antes de embarcar para o Japão, para a disputa do Mundial de Clubes?

Ressalto ainda que times como Fluminense (atual campeão) e Internacional, contam com elencos fortes e capacitados para brigar na parte de cima na tabela. Isso, sem descartar o Botafogo, que está surpreendendo com a sexta colocação, e o Santos de Neymar, atual campeão da Copa Libertadores.

Outro ponto importante a se destacar sobre o Brasileirão é o seu equilíbrio. No último domingo (7), por exemplo, o lanterna América-MG fez 3 a 0 sobre o atual campeão Fluminense. Alguém arriscaria um placar tão elástico em favor dos mineiros?

POR FIM, FICAM AS PERGUNTAS.

Será que o Flamengo dos craques Ronaldinho e Thiago Neves, e comandado por Vanderlei Luxemburgo vai segurar a ponta?

Ou o compacto Corinthians de Ralf, Liedson e do Imperador (que ainda não estreou) manterá a grande média de pontos conquistados?

Que tal o São Paulo de Lucas e dos vovôs Rogério Ceni e Rivaldo, que conta com o melhor percentual de pontos ganhos fora de casa (75%)?

O Vasco da Gama dos ídolos Felipe e Juninho Pernambucano vai relaxar após assegurar uma vaga na edição 2012 da Taça Libertadores da América ou é postulante ao título?

Dessa vez o Palmeiras de Felipão vai presentear sua torcida e o goleiro Marcos, que promete se aposentar no fim da temporada?

Nenhum comentário: