Líder do Campeonato Brasileiro faltando quatro rodadas para o fim, o São Paulo pode conseguir o tricampeonato, inédito na história da competição e, também, na do próprio clube, já que o tricolor jamais venceu qualquer torneio por três vezes seguidas. Tarefa fácil ou não para o time de Muricy Ramalho, o fato é que jamais uma equipe esteve tão perto do feito. Quatro times em cinco ocasiões tentaram o tri mas fracassaram. E olha que todos eram verdadeiros timaços. Foram eles:
Palmeiras, 1974
Primeiro bicampeão brasileiro, o que evitou o tri do Palmeiras em 74 não foi um adversário superior, nem mesmo outro fator de dentro de campo. O vilão palmeirense foi outro: o calendário da época. O campeonato daquele ano começou em março e, como era ano de Copa do Mundo, a seleção brasileira já estava reunida. Como era o melhor time do país o Palmeiras tinha seis jogadores convocados: Leão, Luís Pereira, Alfredo, Ademir da Guia, Leivinha e César, que não jogaram uma partida sequer do torneio nacional. Assim, o alviverde ficou apenas em 11° lugar. No segundo semestre, novamente com o time completo, voltou à rotina de títulos, conquistando o Campeonato Paulista.
Internacional, 1977
Após o bicampeonato, o Inter perdeu o zagueiro chileno Figueroa e o técnico Rubens Minelli, que foi para o São Paulo. Mesmo contando com o craque Falcão, o colorado fez campanha pífia, ficando em 25° lugar dentre os 62 times que participaram do torneio. O Inter não foi tri, mas Rubens Minelli foi. Comandando um São Paulo sem craques e que jogava um futebol pragmático, o treinador foi campeão em cima do Atlético/MG, que terminou o campeonato invicto, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no Mineirão. Qualquer semelhança com o São Paulo atual não é mera coincidência.
Flamengo, 1984
Ganhador de três dos quatro brasileiros anteriores, o Flamengo ainda tinha um timaço, com Leandro, Júnior, Adilio, entre outros. Mas não tinha mais Zico, que havia ido para a Udinese. Sem o Galinho, o time comandado pelo técnico Cláudio Garcia foi eliminado nas quartas-de-final, perdendo para o Corinthians por 4 a 1, no Morumbi.
Palmeiras, 1995
O time bicampeão em 93/94 já não tinha mais César Sampaio, Zinho, Evair e o técnico Vanderlei luxemburgo. Treinado por Carlos Alberto Silva, o time tinha a chance de se garantir nas semifinais se ficasse em primeiro lugar do seu grupo no primeiro turno. Para isso, bastava vencer o recém-promovido Juventude, em Caxias do Sul. Como ambos eram patrocinados pela Parmalat suspeitava-se de um jogo de compadres. Essa hipótese acabou aos 40 segundos de jogo, com o Juventude abrindo o placar. O Palmeiras ainda conseguiu o empate, mas perdeu a liderança do grupo para o Cruzeiro. Já no segundo turno, o alviverde começou mal e o técnico Vanderlei Luxemburgo foi recontratado para tentar salvar a pátria. Em vão. O time acabou o campeonato em 5° lugar.
Corinthians, 2000
Após a traumática eliminação para o Palmeiras na Libertadores, o Corinthians ia em busca do tri brasileiro, ainda contando com um grande time, que tinha Marcelinho, Ricardinho e Luizão. Mas a campanha foi vergonhosa: em 24 jogos foram apenas 4 vitórias, 4 empates e 16 derrotas. O timão só não caiu porque não havia rebaixamento.
Relembrando todos os times que foram bicampeões brasileiros vemos que o São Paulo de hoje é, indiscutivelmente, o pior deles. Mas pode ser o mais competente.
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
a questão é de comparação, hoje os adversários sao muito mais fracos que os de antes
"Primeiro bicampeão brasileiro, o que evitou o tri do Palmeiras em 74 não foi um adversário superior, nem mesmo outro fator de dentro de campo. O vilão palmeirense foi outro: o calendário da época"
Depois fala que não é parcial! lamentável!
rahal, leia o post até o fim. o palmeiras foi o único dos times citados q não perdeu nenhum jogador importante p/ o ano do possivel tri, mas em compensaçao teve mais da metade do time indo pra seleçao e jogou o campeonato desfigurado. acho q isso atrapalhou um pouco,não?
Postar um comentário