domingo, 16 de novembro de 2008

A vingança de Celso Roth

"Retranqueiro", "burro", "técnico que começa bem e termina mal", "só ganha campeonato gaúcho". Essas foram as coisas que Celso Roth mais ouviu ao longo da careira. Mas nesse Campeonato Brasileiro o treinador do Grêmio está calando os críticos(inclusive este blogueiro).
Celso Roth chegou no Grêmio no dia 21 de fevereiro desse ano, pegando um time desacreditado, que foi ainda mais questionado após as precoces eliminações no Campeonato Gaúcho e na Copa do Brasil. Mas mesmo com jogadores limitados o treinador montou um time consistente, principalmente pela defesa, que é a menos vazada do Brasileirão. Mesmo assim, o campeonato todo se esperou a hora que o Grêmio fosse cair na tabela. Pois não caiu. Faltando três rodadas para o fim, o tricolor gaúcho é o único que pode tirar o título do São Paulo. Para mim, mesmo que não seja campeão, Celso Roth é o melhor técnico do campeonato.
Após a vitória desse domingo contra o Coritiba, Celso Roth citou uma frase do golfista estadunidense Tiger Woods que pode explicar porque Grêmio e São Paulo estão na briga pelo título, enquanto outros times tidos como favoritos ficaram pelo caminho. A frase é a seguinte: "Quanto mais eu treino mais sorte eu tenho". Muita gente diz que São Paulo e Grêmio conquistam vitórias na sorte, com gols "achados", de bola parada. Pois quem acompanha o São Paulo sabe que Muricy Ramalho treina à exaustão esse fundamento. Por isso o seu time faz tantos gols de bola parada, e raramente os sofre. O mesmo vale para o Grêmio: o time só teve sucesso graças ao conjunto, que é muito bem treinado.
Enquanto isso, o técnico/empresário/comentarista/candidato à treinador da seleção Vanderlei Luxemburgo parece ter coisas mais importantes para se preocupar do que em treinar a sua equipe.

Um comentário:

Anônimo disse...

Antes luxemburgo era o cara, agora ele é um coco.... esses palmeirenses......