sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vaga garantida?


O Palmeiras sabia que precisava vencer o Real Potosí por pelo menos três gols de diferença no Parque Antártica para jogar tranquilo na altitude de 4.000 metros da Bolívia. E a equipe de Vanderlei Luxemburgo começou jogando como manda o figurino nessas situações: sufocando o adversário em seu campo de defesa e com muita velocidade no ataque, que é a marca desse novo Palmeiras. E com 20 minutos de jogo o time já vencia por 2 a 0, com dois gols de Keirrison, mostrando a importância do investimento feito para trazer o atacante já no início da temporada. Parecia que o alviverde já iria para o intervalo com uma goleada, mas logo depois a zaga deu bobeira e os bolivianos diminuíram com Rodrigez. Após sofrer o gol que não estava nos planos, o Palmeiras diminuiu o ritmo. Nota-se que o time ainda está um pouco lento para inverter o lado das jogadas, em parte pela falta de entrosamento e em parte pela falta de um bom lateral-direito, pois Fabinho Capixaba é o "patinho feio" da equipe, destoando claramente dos demais companheiros.
Mas o Palmeiras conseguiu o terceiro gol ainda no primeiro tempo, com Diego Souza. Na etapa final, Cleiton Xavier, o melhor em campo com um gol e três assistências, e Edmilson, no último minuto, completaram o placar de 5 a 1 para o Palmeiras. A goleada deixa a classificação palmeirense muito bem encaminhada. Mas na próxima quarta-feira, em Potosí, ainda vai ter jogo. Pelo menos no começo, quando os bolivianos provavelmente tentarão um gol cedo para ainda ter esperanças de uma goleada por 4 a 0. O Palmeiras terá de mudar um pouco o seu estilo e cadenciar mais o jogo. E deve retornar com a classificação, sem maiores sustos.
Imagem: Ari Ferreira- Lancenet

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Mano promove 3 campeões da Copa São Paulo


Depois de alguma lesões no inicio da temporada, o técnico Mano Menezes foi buscar reforços nas categorias de base do Timão.

Nesta quinta o lateral-esquerdo Bruno Bertucci, o meio-campista Boquita e o atacante Marcelinho passam a fazer parte do grupo profissional do time alvi negro. Depois de se destacarem na conquista do sétimo título da copinha os recém chegados terão oportunidade de brigar por uma vaga no time principal.

O que claramente possui mais chances é Boquita, pois com os desfalques de Douglas, Jorge Henrique, Morais, e Wellington Saci, o setor de criação do Timão ficou muito defasado.

Os três treinarão nesta sexta-feira o CT do Parque Ecológico, para o jogo contra o Oeste, que ocorre neste sábado as 17h, no estádio do Pacaembu.

Foto:Lancenet

Vampeta agride Marcelo ex Corinthians

Depois da vitória contra o Camaçari pelo Campeonato Baino, a delegação do Bahia foi surpreendida na entrada do hotel pela briga que ocorreu entre Vampeta, e o goleiro Marcelo, ambos ex Coritnhians.

Segundo informações de alguns meios de comunicação, e até de testemunhas, Vampeta e mais quatro pessoas, uma delas supostamente armada, estavam de tocaia no hotel. Eles invadiram o hotel e agrediram o goleiro do Bahia.

O motivo da briga foi um desentendimento entre os jogadores por causa de mulher, em 2006 quando ainda atuavam pelo Timão.

Na briga Vampeta saiu do local com um corte no braço por ter caído sobre uma porta de vidro na confusão,
tomando de 50 a 70 pontos, enquanto o goleiro Marcelo, acompanhado de Paulo Carneiro, gerente de futebol do Bahia, prestaram queixa na 9ª Delegacia de Policia, onde também declarou que teve dois celulares roubados no ocorrido.

Depois de tudo isso Marcelo treinou normalmente com o time, mesmo com um arranhão que vai do rosto até o pescoço o goleiro e o time ainda comemorava a vitória conquistada.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Belluzzo é o novo presidente do Palmeiras

Por volta das 23:30 h dessa segunda-feira, mais cedo do que se imaginava, saiu o resultado das eleições no Palmeiras. 275 conselheiros compareceram para votar. E deu a lógica: Luiz Gonzaga Belluzzo foi eleito o novo presidente do clube, com 145 votos contra 122 do candidato da oposição, Roberto Frizzo, dentro da diferença de cerca de 20 votos que especulamos aqui ontem. Também houve a escolha dos quatro vice-presidentes. Desses, a chapa da situação conseguiu eleger três, sendo que a vitória mais importante foi a de Gilberto Cipullo, o homem forte do departamento de futebol palmeirense, que deve seguir como vice de futebol na nova gestão. O mandato do novo presidente durará dois anos, com direito a uma reeleição. Mas Belluzzo já avisou que não quer concorrer novamente ao cargo, pois pretende fazer um mandato de transição e entende que o clube precisa de "sangue novo". Que bom seria se todos no clube tivessem um pouco da consciência do professor Belluzzo...









domingo, 25 de janeiro de 2009

A vez de Belluzzo

Nesta segunda-feira acontecem as eleições presidenciais no Palmeiras. Luiz Gonzaga Belluzzo (foto), pela situação, e Roberto Frizzo, pela oposição, disputam para ver quem será o presidente nos próximos dois anos. Mas os efeitos desse mandato, certamente, durarão bem mais. Pelo momento do clube, esse será um dos mandatos mais importantes da história. E a importância da eleição sugere a escolha de um nome igualmente importante. E esse é, com certeza, o do professor Belluzzo. Primeiro, porque o futuro do Palmeiras estará melhor em suas mãos. E, também, pelo seu passado, dentro e fora do clube. Um dos economistas mais conceituados do país, Belluzzo é, fora de campo, o homem mais importante dos últimos 30 anos para o time do Palestra Itália. Isso porque foi ele o maior responsável pela parceria com a Parmalat, em 1992, e, como diretor de planejamento a partir de 2007, ajudou na reconstrução do departamento de futebol do alviverde. Os novos patrocinadores, muito mais rentáveis do que os da época do "bom(?) e barato", os investidores e, principalmente, a parceria para a construção da Arena Palestra Itália devem-se a ele. Ou seja, todos os títulos do Palmeiras nos últimos 30 anos, indiretamente, tiveram o dedo de Belluzzo. E com ele a continuação desses projetos estará em melhores mãos.

O candidato da oposição, Roberto Frizzo, diretor administrativo do clube, é um bom sujeito, gosta de futebol e costuma frequentar o Parque Antártica (até já o encontrei na numerada em dois ou três jogos). Ruim é quem o apóia: o ex-presidente Mustafá Contursi e sua turma. Frizzo é independente de Mustafá, pelo menos mais do que era Affonso Della Monica em 2005, quando se elegeu e, logo depois, rompeu com o ex-mandatário. "Nos doze anos em que Mustafá foi presidente não participei da gestão dele sequer por quinze minutos", costuma dizer Frizzo, para mostrar que não é "O candidato de Mustafá". Mas mesmo que o oposicionista tenha um mandato independente, ele não tem o mesmo preparo de Belluzzo para assumir o cargo.

A escolha está nas mãos dos 285 conselheiros do clube. A disputa deverá ser mais acirrada do que se imaginava quando a situação definiu um candidato único. Não houve o temido "racha". Mas, também, não há toda essa união. Fala-se que alguns membros do grupo de Della Monica não votarão em Belluzzo. Outro problema é a falta do apoio de gente como Paulo Nobre. Por isso a vantagem do candidato da situação deverá ser pequena, cerca de 20 votos a mais. Gente da oposição diz que essa vantagem é de apenas cinco votos, talvez como forma de pressionar alguns conselheiros indecisos a votarem em Frizzo. Porque, infelizmente, sempre há gente mais preocupada com o aquecimento da água da piscina do que com uma administração profissional e com o futuro do clube. Mas Belluzzo merece vencer, pelo o que ele fez no passado, pelo o que ele faz no presente, e pelo o que ele certamente fará no futuro.

Imagem: Agência Estado

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

E depois reclamam das piadas...

A demissão do técnico Estevam Soares da Portuguesa foi uma das coisas mais inexplicáveis já vistas no futebol. Não pelos resultados ou pela qualidade do treinador, mas pelo momento e pela forma como ela ocorreu.

Estevam foi contratado durante o segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando a situação da Lusa já era desesperadora. Não teve um bom aproveitamento e o time acabou rebaixado. Mas na maioria dos jogos, principalmente na reta final da competição, a história era sempre a mesma: A Portuguesa jogava melhor e não vencia. O maior exemplo disso foi na derrota diante do São Paulo, no Canindé, quando a equipe dominou o atual campeão nacional mas acabou perdendo por 3 a 2. Teve, também, o empate por 0 a 0 diante do Goiás, no jogo em que a Portuguesa talvez tenha estabelecido o recorde mundial de bolas na trave.

O time evoluiu nas mãos de Estevam. Porém, após o rebaixamento, até seria legítimo que a diretoria o demitisse. Mas, corretamente, preferiu mantê-lo no cargo. Além disso, a Lusa manteve os seus principais jogadores, como Edno, Athirson e Fellype Gabriel. A única saída importante foi a do atacante Jonas, reposta com as vindas do experiente Christian e de Fabrício Carvalho. Uma das maiores carências da equipe era um volante, por isso veio Ygor, do Fluminense, que pode não ser um grande jogador mas é melhor do que Erick e Rai. Enfim, tudo fazia crer que a diretoria estava fazendo um bom planejamento para a temporada. Até que, na estreia do Campeonato Paulista, a Portuguesa perde para o Guarani em Campinas, por 1 a 0, e Estevam Soares é demitido, às vésperas de um jogo contra o São Paulo.

Com isso, todo o trabalho da pré-temporada foi jogado no lixo. Para o lugar de Estevam foi contratado Mário Sérgio, que foi um dos responsáveis pelo rebaixamento do Figueirense no Brasileirão. Agora fica difícil imaginar a Portuguesa fazendo uma boa campanha no Paulistão e, principalmente, brigando para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. Depois dessa, o presidente da Portuguesa, Manoel da Lupa, e o restante da diretoria não poderão se queixar das famosas piadas sobre a inteligência dos portugueses.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Empate no final salva Timão



Depois da vitória contra o Estudiantes, a torcida do Corinthians estava muito confiante em uma boa estréia no Paulistão. Mas não foi isso o que aconteceu.

O que foi mostrado a todos e ao time adversário foi nervosismo, e pouca criatividade.

Logo no primeiro tempo, Pedrão recebeu na cara do gol e abriu o placar para o time visitante, colocando dúvidas na cabeça do torcedor. Mostrando total nervosismo, o time alvi-negro não melhorou depois do gol sofrido e continuou errando passes. E foi assim também no segundo tempo, onde aos 18 minutos é marcado um pênalti duvidoso para o Barueri, convertido novamente por Pedrão.

O time não estava bem, mais como sempre, o 12° jogador entrou em campo. A torcida fez mais do que seu papel, e empurrou o time pra frente, o que resultou em mais animo para os jogadores. Foi com esse apoio que tudo começou a mudar, William leva um chute dentro da área, pênalti, Chicão vai, e converte para o Timão.

Como sempre, e como dito na letra, "Corintiano, maloqueiro, e sofredor" , a torcida sofreu, e muito. Até que aos 43 de segundo tempo, Otacílio Neto cruza na cabeça de jorge Henrique, e empata a partida, deixando o torcedor mais aliviado .

Foto:Ari Ferreira

O Palmeiras ainda não estreou

Marcos será o goleiro. O time não jogará com três zagueiros de ofício. Fabinho Capixaba e Jefferson não serão os laterais. O ataque não será formado por Diego Souza e Lenny. Ou seja, o Palmeiras 2009 será bem diferente do time que venceu o Santo André por 1 a 0, em Ribeirão Preto.

Com todos os desfalques e a falta de entrosamento, o time de Vanderlei Luxemburgo teve uma estreia convincente, principalmente pela solidez da defesa, coisa que não se viu em 2008. Do meio pra frente, os pontos positivos foram as atuações de Cleiton Xavier e Lenny, que finalmente fez uma boa partida com a camisa alviverde. Se no papel esse ainda não é o time titular, pelo menos já deu para ver que o Palmeiras dessa temporada será um time leve e rápido, outra evolução em relação ao ano passado.

Já o Santo André pode ser um dos candidatos a roubar uma vaga dos grandes para as semifinais. Mas, para um time que disputará a primeira divisão do Brasileiro, ainda não é competitivo o bastante. A equipe continua dependendo muito de Marcelinho Carioca, que no jogo dessa quarta-feira parecia mais preocupado em fazer um gol olímpico do que na partida em si.

No sábado o Palmeiras enfrenta o Mogi Mirim, também em Ribeirão, e terá os reforços de Keirrison e Pablo Armero. A partir daí teremos uma melhor ideia de como será esse time, principalmente pela presença do novo centroavante. Mas ainda faltam um lateral-direito e um atacante, que ainda pode ser Kléber, que dizem estar voltando ao Brasil. E ainda tem o recém-contratado Edmilson, que será um falso 3° zagueiro, mais ou menos o que Luxemburgo tentou fazer, sem sucesso, com Martinez no fim do ano passado.

Ainda incompleto, o Verdão terá pela frente o confronto válido pela Pré-Libertadores, contra o Real Potosí, da Bolívia, a partir da semana que vem. E o time tem obrigação de se classificar. Caso contrário, o Palmeiras 2009 poderá ser um fracasso antes mesmo de estrear.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Escudero bem perto do Timão



Na tarde desta quinta-feira o Corinthians recebeu o contrato do zagueiro Sergio Escudero do Argentinos Juniors e está com tudo esquematizado para receber o jogador.

Só resta agora o Corinthians pagar os R$ 1,4 milhão, dinheiro que o Timão garante ter. Esse valor é apenas a primeira parcela para conseguir o zagueiro.

Além dessa primeira parcela outras cinco parcelas no valor de R$ 360 mil serão pagas nos meses seguintes. A apresentação do jogado pode acontecer no próximo sábado.


Foto:Eduardo Viana

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Ronaldo mais leve


Desde que chegou ao Corinthians, Ronaldo Fenômeno, com toda sua vontade de jogar e de voltar a ser um goleador perdeu cerca de cinco quilos.

Foi o que garantiu o diretor técnico Antônio Carlos Zago, onde informou também, no programa Bem, Amigos do SporTv a possível estreia de Ronaldo. "Ele já perdeu cinco quilos e o provável é que ele possa estrear entre o final de fevereiro e o início de março."

Se a torcida esperar por essa data, o Fenômeno ficará fora de importantes jogos da Copa Do Brasil e do grande clássico contra o São Paulo dia 15 de fevereiro.

Foto:Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"Se o Coritiba não retirar a ação na justiça, não vai ter negócio", diz o empresário de Keirrison

Dada como certa na tarde dessa quinta-feira, o acordo para liberar Keirrison para o Palmeiras agora pode não acontecer. Tudo porque o Coritiba não quer retirar uma ação judicial que reinvindica os 80% dos direitos federativos do jogador pertencentes à empresa "Mais Sports", que tem como um dos sócios o empresário do atacante, Naor Malaquias. "O Coritiba pretende vender sua parte (20% dos direitos), mas não quer retirar a ação. Neste caso, não acredito que o Palmeiras e a Traffic irão querer pagar R$ 2 milhões por um jogador com ações judiciais pendentes. Se não retirar, não vai ter negócio", disse Malaquias.

Na verdade, a ação na justiça não impede que o Palmeiras negocie os 20% dos direitos com o Coritiba e registre o jogador, como disse o diretor de futebol do clube paranaense, Homero Halila. O problema é que interessa ao empresário e, também, à Traffic, que já tem pré-contrato com Keirrison, que a ação seja retirada. Caso isso não aconteça, pode não haver acordo para liberar o atleta antes do fim do seu contrato, em abril.

Para o Coritiba seria no mínimo arriscado abrir mão dos R$ 2 milhões para ir cobrar na justiça os direitos federativos do jogador, já que a história mostra que os clubes costumam perder esse tipo de ação. Para o Palmeiras seria péssimo começar a temporada sem o centroavante. Por isso, ainda deve haver acordo. A diretoria do Coritiba fala que tudo deve ser resolvido até amanhã. " O Palmeiras, a Traffic e o Coritiba chegaram a um entendimento que já está 99% resolvido. Existe uma pendência judicial que envolve o clube e a empresa que representa o jogador, mas como esta não é a minha área, prefiro não entrar em detalhes. É uma questão que existe desde antes da minha chegada ao clube. A diretoria está reunida com os procuradores do jogador e nas próximas horas, ou até amanhã (sexta-feira) de manhã deve haver um acordo", diz o Coordenador de futebol do Coxa, o ex-jogador Jamelli.

O fato é que situações como essa são cada vez mais comuns no futebol brasileiro. Vemos muitos interesses de clubes, empresários, fundos de investimentos e o maior interessado, que é o jogador, fica em segundo plano.

Em tempo: Até as 21:40 h dessa quinta-feira o site oficial do Palmeiras seguia estampando com destaque na sua página principal a notícia da vinda de Keirrison e confirmando que o jogador será apresentado nos próximos dias.

Palmeiras, enfim, acerta a vinda de Keirrison


Com a indefinição da situação de Kléber e a dificuldade de trazer outros atacantes, a diretoria do Palmeiras resolveu abrir a mão e pagar cerca de R$ 2 milhões ao Coritiba para contar com o atacante Keirrison imediatamente. O acerto ocorreu no início da tarde dessa quinta-feira e o atleta deve viajar para São Paulo nos próximos dias.
A Traffic já havia adquirido 80% dos direitos federativos de Keirrison, mas ele ainda tinha contrato com o clube paranaense até o fim de abril. Porém, o atacante já vinha treinando separadamente nesse início de ano. O Coritiba já não esperava mais contar com Keirrison, mas relutava em liberar o jogador para o Palmeiras porque ainda tinha esperança que surgisse uma proposta da Europa até o dia 31 de janeiro, data do fechamento da jenela de transferências internacionais. Ou seja, no dia 1° de fevereiro o Coritiba provavelmente aceitaria negociar a sua parte dos direitos do jogador por menos do que R$ 2 milhões. O problema é que o clube paulista precisava do atacante imediatamente, para o início do Paulistão e, principalmente, para os jogos da Pré-Libertadores. Então, essa negociação acaba sendo vantajosa para todas as partes: para o Coritiba, que ganha pelo menos alguns trocados pela sua maior revelação nos últimos anos; para o Palmeiras, que vai ter um bom centroavante para o início da temporada; e para o jogador, que já estava com a cabeça no novo clube.
Keirrison é, atualmente, o melhor jogador jovem do Brasil e chega para ser o principal nome desse novo time do Palmeiras e para acabar com o problema da falta de um bom camisa 9 no clube, que tem dado dor de cabeça para a torcida desde a saída de Vágner Love, em junho de 2004.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

9 anos do Mundial


Dia 14 de Janeiro de 2008 faz 9 anos da conquista corintiana do título do I Mundial de Clubes da FIFA.A competição de cunho internacional foi disputada em São Paulo e no Rio De Janeiro com clubes do mundo inteiro.

Vamos relembrar a saga até a conquista do campeonato. O Corinthians venceu o Raja Casablanca por 2 a 0, logo depois empatou com o Real Madrid em 2 a 2 e derrotou os árabes do Al Nassr por 2 a 0 ,com isso o Timão chegou à final .O adversário foi justamente o Vasco, o outro representante brasileiro da competição, que garantiu vaga na decisão após três vitórias na fase classificatória.

Cerca de 73 mil torcedores lotaram o Maracanã para ver o jogo terminar empatado no tempo normal e na prorrogação, levando a decisão para os penaltis. Rincón, Fernando Baiano, Luizão e Edu converteram os penaltis, mas o idolo Marcelinho Carioca errou, nada que tirasse o título do Timão.

Proposta recusada


Kaká recebeu uma proposta milionária para sair do Milan e ir direto para a Inglaterra, isso mesmo, o mais que rico Manchester City em meio a crise mundial demonstrou que ainda tem MUITO dinheiro em caixa. A oferta de 100 milhões de libras pelo jogador brasileiro é a prova disso.

Mas o sonho inglês foi por agua abaixo quando Kaká em entrevista ao site Midiaset descartou essa possibilidade alegando que ainda tem projetos no clube italiano. "Quero envelhecer em Milão" , "Meu objetivo é me tornar, no futuro, o capitão desta equipe. O City? Já recusei outras ofertas importantes", essas foram as palavras do craque.

O assessor de Kaká, Diogo Kotscho confirmou sua rejeição, "O Kaká ainda tem muitos projetos e ambições na carreira. Ele quer disputar Copas e voltar a ser campeão do mundo e, para isso, obrigatoriamente, tem que estar em um clube que conquiste títulos".

Pelo o que vimos não é só dinheiro que interessa a um grande jogador, e é bom ressaltar que Kaká não deve ganhar pouco no Milan, pelo contrário já tem sua aposentadoria garantida. Só um grande projeto, bem estruturado que tirará ele do Milan.

Foto:Reuters

Elenco Fechado


Nesta terça-feira por meio de nota oficial o time do PSJ anunciou que seu elenco de 2009 esta fechado, ou seja, as contratações que eram para ser feitas já foram concluídas. Isso mostra que o atacante Kléber está fora dos planos, o jogador pode trocar o Brasil pela Ucrânia.

Outro jogador que o Corinthians espera e que já foi anunciado é Escudero, se o time alvi-negro demorar muito para pagar a primeira parcela de sua compra corre o risco de perder o jogador para o rival River Plate que está em cima do lateral argentino.

Veja a nota para a imprensa:

"A diretoria do Corinthians comunica torcedores e imprensa que já encerrou o ciclo de contratações para a disputa dos compromissos do primeiro semestre de 2009.
Ao contrário do que vem sendo divulgado por alguns órgãos de comunicação, o Timão não negocia com mais nenhum jogador e considera ter o elenco completo para brigar por títulos na temporada.

Exceto por eventuais e futuras oportunidades no mercado do futebol, o Corinthians não pretende anunciar novas contratações nos próximos dias.
A única apresentação pendente é a do argentino Sergio Escudero, que será integrado em breve ao elenco alvinegro".

Foto:Cléber Mendes

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sem surpresas


Foi como todos esperavam, Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo, bateu nomes como Kaká, Messi e os espanhóis Fernando Torres e Xavi.

Com esse resultado Cristiano se junta a Figo, ou seja, o segundo português a levar o prêmio da FIFA.Em seu discurso ele agradeceu a família, seu empresário e seus companheiros de clube ressaltando que era um dos dias mais felizes de sua vida.

Além de Cristiano Ronaldo, Marta também foi escolhida a melhor jogadora do mundo, pela terceira vez ela recebe o prêmio deixando pra trás nomes como Cristiane, Angerer, Prinz e Kelly Smith. Muito emocionada Marta mal conseguiu falar para a platéia, mas agradeceu a todos que devia.

Foto:
AFP PHOTO/ FABRICE COFFRINI

Nova Ferrari 2009



A Ferrrari apresentou nesta manhã o seu novo carro para a temporada de 2009.O carro já é o 55° projeto da escuderia desde a sua estréia na F1, e foi batizado com o no de F60 em homenagem ao 60º ano da equipe na categoria.

Com os esforços da FIA em reduzir os custos por causa da crise mundial, a apresentação do novo carro foi feita primeiro pela Internet, mostrando o belo e tradicional vermelho Ferrari.

Esse modelo já conta com todas as mudanças previstas no regulamento, o Kers, poucas asas, e os pneus slick, dando uma idéia de como ficarão os carros da temporada 2009.

Felipe Massa deu sua opinião sobre o carro, "Eu estou surpreso, esperava um carro muito maior, como era há dez anos. Mas o carro é muito, muito pequeno, compacto, especialmente a traseira. O visual está bem legal, parece muito bom. Espero que seja tão rápido quanto parece", afirmou Massa ao site Autosport.

Todos nós esperamos que seja bem rápido mesmo, pois o público quer ver velocidade e belas ultrapassagens em 2009.

Foto:Ferrari

domingo, 4 de janeiro de 2009

Paulistão retrô

Nesse começo de 2009, como todo início de ano sem futebol no Brasil, vemos uma série de especulações sobre quem chega e quem sai dos principais clubes. São inúmeras contratações, mas é possível contar nos dedos(se bobear, nos de uma só mão) as que realmente podem ser chamadas de "reforços".

No futebol paulista, sem craques para exibir, as atenções ficaram voltadas para as contratações de jogadores que já eram dados como aposentados. O Mogi Mirim trouxe o meia Giovanni; No Guarani chegou Amoroso, que até já estava trabalhando como comentarista. Sem falar, é claro, de Ronaldo no Corinthians. Os dois primeiros times devem entrar no Campeonato Paulista apenas para fazer figuração, isso se não brigarem contra o rebaixamento. Nesses casos, Giovanni e Amoroso podem ser importantes pela experiência e qualidade técnica. Já o Corinthians precisa voltar a brigar pelo título, que não vem desde 2003. E Ronaldo chegou como se fosse o craque que vai levar o Timão de volta às conquistas. O problema é o torcedor acreditar nisso. Achar que Ronaldo ainda tem condições de ser o protagonista de um grande time é se iludir. É o mesmo que dizer que Lucio Flávio será o camisa 10 que o Santos tanto necessitava, ou que Maurício e Danilo vão resolver os problemas da frágil defesa do Palmeiras.

Analisando friamente, nenhuma equipe fez contratações que possam empolgar os torcedores. Um ou outro jogador até pode fazer sucesso. Mas a grande maioria, daqui um ano(ou até antes disso), vai estar desembarcando em algum outro clube prometendo ser a salvação da lavoura. Já os mais experientes poderão até se aposentar.

De qualquer maneira, a partir do próximo dia 21 poderemos ver esses jogadores em ação. A partida de abertura do Paulistão será entre o atual campeão Palmeiras e o Santo André, de Marcelinho Carioca, outro "craque-retrô". Pensando bem, esse até poderia ser um bom campeonato...se fosse disputado em 1995.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Mania de telefonista!

Aproveitando o espaço, queria fazer um desabafo. Depois de comemorar o tricampeonato brasileiro, esperava por OUTRO presente de Natal. Ganharia uma camisa do glorioso SPFC, comprada pelo site da São Paulo Mania, loja oficial do time do Morumbi. Entretanto, já chegou 2009 e...NADA. Entrei em contato várias vezes com a empresa e a resposta é sempre a mesma: “desculpe, tentaremos entrar em contato com o senhor, novamente”.

Essa demora para entrega seria porque o Tricolor ainda não renovou o contrato com a LG? Bom, se for isso mesmo, a loja poderia dar mais explicações ao seu consumidor. Não sei se apenas no meu caso, mas não foi um, mas VÁRIOS telefonemas e a dita loja oficial do São Paulo apenas pede perdão: “dentro de uma semana entraremos em contato novamente”.

Só espero que com essa demora, eu ganhe pelo menos uma camisa comemorativa do HEXA Tricolor, aí sim volto aqui e posto outro comentário. E vamos agilizar, porque daqui a pouco termina a Libertadores, vem mais um título do “mais querido” e não gostaria de ganhar uma camisa 6-3-3, pois ela viraria uma relíquia nesse tempo!