Quando o Chelsea contrata Luiz Felipe Scolari o recado que o clube passa é que a prioridade da temporada é a Liga dos Campeões da Europa. Afinal o treinador brasileiro traz com ele o rótulo de "especialista em mata-mata". Pudera. Além de ter várias conquistas de torneios disputados nesse sistema no currículo, o único título nacional de Felipão, com o Grêmio em 96, foi vencido no "estilo copeiro", com aquela vitória sobre a Portuguesa por 2 a 0 na final.
Mas isso não significa que o Chelsea tem mais chances de ser campeão europeu do que inglês. Porque se observarmos bem veremos que Felipão jamais disputou um campeonato nacional por pontos corridos.
O empate de hoje diante do Manchester United por 1 a 1 em Londres foi o primeiro confronto direto do Chelsea contra um concorrente ao título. Apesar de ter jogado em casa o resultado não foi ruim, principalmente pelo o que foi o jogo. Com um meio-campo mais combativo o Manchester dominou o primeiro tempo e mereceu ir para o intervalo vencendo por 1 a 0, com um gol do coreano Park após jogada iniciada por Rooney, o melhor em campo no Stanford Bridge. No segundo tempo a equipe de Alex Ferguson recuou muito e foi justamente castigado pelo gol de Kalou a dez minutos do fim. O empate foi justo apesar do Chelsea não ter feito um bom jogo.
A tendência na Inglaterra parecer ser Chelsea e Manchester brigando ponto a ponto pelo título com Arsenal e Liverpool correndo por fora. E Felipão sabe da importância de não deixar o rival deste domingo se distanciar na liderança. E provavelmente saberá administrar bem a sua equipe ao longo da temporada para brigar pelo título tanto no Inglês quanto na Liga dos Campeões. Afinal não existe técnico bom de mata-mata ou de pontos corridos. Existe técnico bom. E isso Felipão é.
André Dayan
domingo, 21 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário