sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Rodada Inglesa no Final de Semana

Considerado por muitos como o melhor campeonato do mundo, a Premiere League inglesa terá sua sexta rodada neste final de semana, os favoritos ao título Arsenal, Chelsea e Manchester United têm jogos fáceis pela frente. A equipe londrina do Arsenal, primeira colocada até então com 12 pontos ganhos, encara em casa o fraco Hull City, que se encontra hoje na surpreendente sétima posição com oito pontos, a vitória é praticamente inevitável e o jogo muito provavelmente será de ataque contra defesa, só falta esperar para ver se o ataque arsenalista será tão eficaz quanto se espera num jogo como este.
A equipe comandada pelo brasileiro Luis Felipe Scolari, o também oriundo de Londres Chealsea, que começa a rodada em segundo lugar a apenas um pontinho do líder, vai pegar fora de casa o Stroke City, clube que só somou quatro pontos nas cinco primeiras rodadas do campeonato e se encontra na zona de rebaixamento. O jogo é fácil para o Chealsea, o único detalhe contra os azuis é o fato de jogar fora de casa, mas acredito que a experiência da equipe somada com a força de seu técnico irá superar isso e poderemos ver alguns gols neste jogo.
Surpreendente mesmo é a fraca campanha que fazem os diabos vermelhos, mesmo tendo uma partida a menos que seus adversários o Manchester United somou apenas cinco pontos em quatro jogos, muito pouco para quem quer lutar pelo título, ainda mais se lembrarmos de como foi ano passado, disputa partida a partida, ponto a ponto para decidir quem iria ser o campeão, sete pontos é muita coisa. Ainda assim o Manchester tem muitas chances de conseguir sua segunda vitória no campeonato neste final de semana, o adversário será o Bolton, que se encontra exatamente um ponto e uma colocação atrás dele, e ainda por cima será no Old Trafford, vitória mais que necessária e obrigatória para o atual campeão inglês e europeu.
O agora riquíssimo primo pobre de Manchester, o City, jogará contra o Wigan fora de casa, ninguém sabe ao certo se o mais novo milionário da Inglaterra manterá a tradição de time pequeno, mas Elano, Robinho e Jô fazem uma bela diferença, tanto que a equipe está hoje a um ponto da zona de classificação para a Champions League.Basta esperar pra ver se continuará como nos últimos jogos e fará uma boa atuação se mantendo no topo da tabela, ou se sofrerá uma derrota e se distanciará um pouco o time dos líderes. Já para o Wigan uma vitória seria muito interessante, afinal de contas está enfrentando um time teoricamente sem grande tradição e em casa, vencer ajudaria bastante a subir um pouco e ver a zona de rebaixamento mais longe, já que hoje ele se encontra na modesta décima quarta posição, com os mesmos cinco pontos do Manchester United.
A verdade é que todas as atenções estarão voltadas para cidade dos Beatles, Liverpool, onde acontecerá o clássico entre Everton e Liverpool. A tensão e a emoção do jogo se amplificam com o fato de uma vitória por parte do Everton colocar as duas equipes com o mesmo número de pontos, hoje, os Reds estão com dez pontos em terceiro enquanto que os Blues estão com sete pontos na nona colocação. Jogo fácil? Favorito? Nada disso, o clichê de que clássico é clássico funciona para a Inglaterra também e como a maioria dos clássicos a tendência é terminar empatado, resultado ruim para os dois lados mas também o mais esperado.
Vale a pena ficar ligado na televisão, não apenas para saber como será o desenrolar do campeonato, mas também para ver como é bonito o futebol bem jogado, força, técnica e estratégia, mesclados de forma brilhante transformam todos esses jogos em arte.Ver jogadores como Cristiano Ronaldo, Deco, Drogba, Joe Cole, Gerrard, Lampard, Robinho, entre vários outros, em conjunto com grandes técnicos belos estádios sempre abarrotados de gente e gramados perfeitos, é sempre uma bela forma de acreditar que o futebol bonito não está em extinção para dar lugar ao futebol pragmático defendido por alguns.

Daniel V. Cot

Nenhum comentário: