sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Sábado decisivo para o Palmeiras

Nesse sábado, 13 de dezembro, acontece a Assembléia Geral de sócios do Palmeiras, que irá votar a mudança estatutária proposta pelo presidente Affonso Della Monica. Na pauta, dentre outras propostas, estará a prorrogação do mandato do atual presidente por mais um ano; a redução do tempo de sócio com direiro a voto(de 3 pra 1 ano) e a candidato do Conselho(de 8 para 3 anos); além da inclusão do dispositivo que dificulta mudanças estatutárias relativas ao prazo do mandato da diretoria(para evitar golpes como o de Mustafá Contursi em 1996). Para a aprovação das mudanças será necessário, no mínimo, 66% de votos a favor. Lembrando que elas serão votadas em conjunto. Ou passa tudo ou não passa nada. Caso a mudança do estatuto seja rejeitada, haverá eleições presidenciais em janeiro. E aí tudo pode acontecer.

Nesses quase quatro anos na presidência do clube, Affosnso Della Monica teve dois grandes acertos: romper com Mustafá,em 2005, e se aliar ao grupo de Gilberto Cipullo, Seraphim Del Grande e Luiz Gonzaga Belluzo, em 2007. O seu grande erro foi não saber conduzir a sua sucessão. Por isso, em caso de eleição em janeiro, provavelmente não haverá um candidato de consenso por parte da situação, correndo o risco de haver uma disputa entre quatro candidatos. E isso só aumenta o risco de vitória do candidato do grupo de Mustafá, que provavelmente será Mario Giannini.

Della Monica defende a prorrogação do mandato sob o discurso do planejamento, pois adequará o calendário eleitoral ao do futebol. Isso porque as eleições em janeiro sempre atrasam o planejameno do time, o que não aconteceria se elas ocorressem sempre antes do fim do ano. É verdade. Mas, na prática, ele quer ficar mais um ano no poder para ser o presidente que irá inaugurar a construção da Arena Palestra Itália e, também, o possível presidente do bicampeonato da Libertadores(o que será um sonho cada vez mais distante caso não começem a vir bons reforços).

Pode parecer óbvio mas não custa nada dizer: é bom que o associado vá ao clube amanhã e vote "SIM". Porque mais que um "sim" à Della Monica, isso significará um "não" à Mustafá.

Nenhum comentário: