quinta-feira, 2 de abril de 2009

Altitude SIM!

Depois da belíssima atuação dos Argentinos da partida de ontem, e também do empate do Paraguay e do Brasil em Quito no Equador, voltou a se comentar sobre os efeitos da altitude nos atletas. Que ela tem efeito nos jogadores, e que influência no jogo não tem como negar, o que está em questão, para mim, é se isso deve ser banido ou não.

Bom, na minha modestíssima opinião, não tem que banir coisa nenhuma, existe uma coisa que se chama fator casa que nunca pode ser ignorado. Esses países têm a seu favor a altitude, e daí?

Nunca ouvi falar em jogos em extrema humidade, como é o caso de Manaus aqui no Brasil, ou de extremo frio, como na Rússia serem vetados pela FIFA.

Se as pessoas acreditam que fatores geográficos influenciam tanto assim, deveria ser criada uma CNTP do esporte, ou será que quando Noruegueses vêm jogar no Brasil, num clima de 40 graus e de humidade relativa do ar a 100% eles não sentem?

Será que um africano de Togo, quando vai jogar na Suécia não sente?

O fator casa faz parte do futebol, e que todos me perdoem, a altitude ajuda, mas o jeitinho que a Argentina jogou não justifica, mesmo por que isso nunca havia acontecido, a Bolívia sempre foi saco de pancada e 6 pontos garantidos.

Agora, que começa a tirar pontos dos grandes e a enfiar uma goleada como a de ontem, começam a reclamar.

Brasil, Argentina, vão treinar, parar de achar que são os reis do futebol e fiquem 1 semana lá em adaptação.

Fazendo isso e mostrando um tiquinho de vontade, será 6x1 de novo, mas dessa vez para os grandes, por que cá entre nós, ô timinho horrivel esse da Bolívia!!!

2 comentários:

João Vidal disse...

Caro Cot,

Você precisa rever essa metéria, porque tem uma série de informações surreais. A primeira é a FIFA não proíbe jogos na Russia nem na Suécia, as próprias federações desses paises o fazem já quem ambos os paises nos campeonatos nacionais chegam a ficar parado por 4 meses. A adaptação que o corpo necessita para altitudes extremas como a de La Paz é de 15 dias, não uma semana, ou seja seria inviável a seleções. Outro ponto é que não podemos deixar que um agente externo tenha tanto peso, do contrário surgiria quem defendesse gramados péssimo dizendo que é a casa de time A ou B. A técnica e tática e talvez a raça sempre devem sobressairsse a qualquer outro fator.

Daniel V. Cot disse...

Sr. Vidal:

A altitude é um fator geográfico, não uma trama feita por dirigentes como seriam os gramados ruins. Que a FIFA nunca cancelou jogos por lá é exatamente isso que estou dizendo, por quê lá a entidade não se mete e com a altitude sim? Os campeonatos param por ser inviável quanto à quantidade de neve, não em relação ao frio. 15 dias seria para que os globolos vermelhos cheguem ao mesmo número que o dos jogadores de lá, 1 semana já é u grande começo. A CBF quer ir no mesmo dia para lá, um absurdo.
Meu grande amigo, a altitude não influenciava até 20 anos atrás, tudo isso começou qdo Bolivia e Equador começaram a encher o saco. CBF e AFA querem deixar ainda mais fácil o que já é fácil.
A Altitude é um fator que eles têm a seu favor, e se BRasil e Argentina jogarem com raça técnica como você mesmo disse, pode jogar em cima do monte Everest, vai ganhar do mesmo jeito