quinta-feira, 9 de abril de 2009

Palmeiras sobrevive na Ilha


Quem acompanhou a partida da Ilha do Retiro nesta quarta-feira viu um Palmeiras diferente. Um time "copeiro", que demonstrou uma competitividade que não se via nos demais jogos do ano. Por isso, o Verdão conseguiu vencer o Sport por 2 a 0 e renascer na briga por uma vaga nas oitavas-de-final da Libertadores. Venceu, também, por causa da grande atuação de Diego Souza, que fez o que todos esperavam dele desde a sua chegada, em janeiro de 2008: foi o protagonista de um jogo decisivo, com direito a um gol de craque.

Já o Sport conheceu a sua primeira derrota no ano e viu cair uma invencibilidade de mais de 20 jogos atuando em seu estádio. Muito porque o técnico Vanderlei Luxemburgo, depois de três derrotas para o rubro-negro pernambucano em 2008, viu que tinha que mudar o estilo de jogo do Palmeiras para vencer na Ilha do Retiro. E, também, porque o time do técnico Nelsinho Baptista acreditou que era imbatível em casa. A verdade é que em termos de qualidade técnica o Sport é o time mais fraco do grupo 1 da Libertadores e havia conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Colo-Colo no Chile, jogando um futebol acima das suas possibilidades. Um time como esse não pode nunca deixar de ter consciência das suas limitações. Foi assim que o Sport conquistou o título da Copa do Brasil e é assim que pode se classificar na Libertadores.

Ao fim do primeiro turno, o grupo 1 da Libertadores está totalmente indefinido. A LDU venceu o seu jogo em casa e perdeu os dois jogos fora, enquanto Palmeiras, Sport e Colo-Colo compensaram fora de casa derrotas sofridas em seus domínios. Com isso, Colo-Colo e Sport, que fizeram dois jogos em casa, têm seis pontos. Já Palmeiras e LDU, que realizaram um jogo em casa, estão com três pontos. Faltando três rodadas, tudo pode acontecer. Até um inacreditável empate quádruplo, com as quatro equipes terminando com nove pontos ganhos. Para isso, basta que todos os mandantes vençam seus jogos. Ou, então, que se repita o que aconteceu nesse primeiro turno.
imagem: Agência/EFE


Nenhum comentário: