sábado, 11 de abril de 2009

Paulistão começa eletrizante


Depois de 190 jogos sem grandes emoções, o Campeonato Paulista finalmente começou pra valer. E na primeira semifinal, Santos e Palmeiras fizeram um grande jogo na Vila Belmiro. A equipe santista venceu por 2 a 1, de virada, e agora jogará por um empate no Parque Antártica para chegar na final.
O jogo começou movimentado. Antes que o Palmeiras abrisse o placar, aos oito minutos do primeiro tempo, com um gol de Keirrison, cada equipe já havia perdido uma chance clara de marcar. Após o gol sofrido, os santistas chegaram a ver a vaca tomar o caminho do brejo. Mas, em campo, o alvinegro não se abateu e pressionou o Palmeiras que, por sua vez, não soube tirar a velocidade do jogo como havia feito no Recife. Aos 18 minutos, Kléber Pereira empatou. E até o fim do primeiro tempo foi o Santos pressionando e o Palmeiras tentando o contra-ataque.
No segundo tempo começaram a aparecer as figuras que decidiram o jogo. Primeiro foi Neymar. Com um minuto, o garoto marcou um belo gol, coroando o seu melhor jogo como profissional. Neymar teve a grande atuação que Keirrison não consegiu ter do lado palmeirense. Apesar do gol, o K9 não foi bem e, em outras duas oportunidades que teve, finalizou bizonhamente. O melhor do Palmeiras, mais uma vez, era Diego Souza, com ótimas jogadas individuais. Com a desvantagem, Vanderlei Luxemburgo sacou Fabinho Capixaba e colocou Lenny. O Verdão foi pra cima, de forma até desordenada. Mas ainda conseguiu criar algumas chances, e em todas elas esbarrou em Fábio Costa, a segunda figura decisiva do Santos. O goleiro pode ter todos os defeitos do mundo, mas como ele cresce em jogos decisivos!
Nos últimos 20 minutos de jogo, já sem Neymar em campo, a situação foi a inversa do primeiro tempo: o Palmeiras pressionando e o Santos contra-atacando. O alviverde ficou com a defesa muito exposta e quase pôs tudo a perder. O Santos por muito pouco não fez o terceiro gol, com Róbson. Mas Marcos, com uma ótima defesa, evitou o gol que deixaria a sua equipe em péssima situação no confronto.
Agora, o Santos terá folga até o próximo sábado, dia da partida de volta no Parque Antártica. Já o Palmeiras inicia na próxima quarta-feira uma sequência de três jogos decisivos em apenas seis dias, todos em casa: Sport, Santos e LDU, na terça-feira de Tiradentes. E um empate em qualquer um desses jogos significará a eliminação da equipe do Paulistão ou da Libertadores. Ou seja, serão três jogos de Parque Antártica na sua essência. Isso porque esse é um estádio onde não existe meio termo: todo palmeirense aprende desde pequeno a ir até ele sabendo que ou irá comemorar uma vitória épica ou chorará uma derrota catastrófica. E, nessa semana, esse sentimento se multiplicará por três. Então, daqui a dez dias o Palmeiras poderá estar na final do estadual e com a classificação bem encaminhada na Libertadores. Caso contrário, Vanderlei Luxemburgo e seus comandados serão enforcados em praça pública, na noite de 21 de abril.
Imagem: globo.com
Confira os gols da vitória do Santos sobre o Palmeiras:

Nenhum comentário: