terça-feira, 30 de setembro de 2008

Chances no Brasileirão

Há 11 rodadas do seu desfecho, o Campeonato Brasileiro de pontos corridos tem uma das edições mais competitivas da sua história. Neste momento, Palmeiras e Grêmio lideram a competição com 50 pontos ganhos, mas não estão muito longe de Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, com quatro pontos abaixo.
Em relação às possibilidades de título de cada uma dessas equipes, acredito que o maior favorito à conquista seja o Palmeiras. Líder desde o fim da última rodada, o Alviverde vem de uma seqüência de bons resultados e além da boa fase de Diego Souza e Alex Mineiro, tem tudo para quebrar o jejum de 14 anos sem conquistar o Brasileirão, já que conta com o melhor técnico em atividade no país, Wanderley Luxemburgo, que por coincidência era o treinador no bicampeonato de 1993/94.
Apesar da boa campanha, o Grêmio parece que está caindo tabela abaixo. Líder durante boa parte do campeonato, o Tricolor gaúcho começou a cair de produção, ao mesmo tempo, que o técnico Celso Roth se envolveu em problemas particulares. Ao contrário do que muitos dizem, o clube não possui um bom elenco e conta com jogadores sem muita experiência, e no último domingo, por exemplo, sofreu uma goleada do rival Internacional. Possivelmente, nem entre os quatro primeiros colocados, o Grêmio fica no fim.
Atualmente na terceira posição, o Cruzeiro mostra que ainda luta por uma vaga na Copa Libertadores, mas com os tropeços para Palmeiras (em casa) e São Paulo (fora), o título fica praticamente impossível, tendo em vista que o elenco também não é tão forte. Além da Raposa, o Flamengo está na briga direta para ficar entre os quatro primeiros colocados. Com um time bem postado do meio para trás, o problema vem sendo a irregularidade do seu ataque, que sofreu para ganhar do fraco Ipatinga, por 1x0, em pleno Maracanã.
Por outro lado, mesmo que esteja fora do G4, o São Paulo deve garantir no mínimo sua vaga na próxima Libertadores. Com quatro pontos de desvantagem para o rival Palmeiras, o Tricolor vem crescendo na reta final da competição, venceu partidas importantes contra Flamengo e Cruzeiro, sem esquecer que não sofre nenhum gol há três jogos. Atual bicampeão brasileiro, o time de Muricy Ramalho deve ser a equipe mais ameaçadora para o Palmeiras, pois se acertou na defesa com Rodrigo, André Dias e Miranda, ponto forte nas últimas conquistas. Nas próximas rodadas, o time do Morumbi tem dois adversários fracos (Ipatinga e Náutico), e chegaria embalado para o clássico contra o Palmeiras.
Mas abaixo na classificação, o Botafogo vem sofrendo com os altos e baixos e deve lutar no máximo pelo G4. Já o Goiás, melhor time do returno até o momento, está numa grande fase, mas não deve suportar a boa seqüência até o término da competição. Outra equipe que pode surpreender é o Internacional. Embalado com a goleada por 4x1 sobre o Grêmio no último fim de semana, o Colorado está arrumado no meio-campo e mostrou a sua força com D`Alessandro, Alex e Nilmar, e na minha opinião, não seria uma surpresa ficar entre os primeiros.

João Melo Neto

Um comentário:

Anônimo disse...

em primeiro lugar, parabens pelo blog, adorei.

quem vai ser campeão será o Palmeiras mesmo, por absoluta falta de competência dos adversários.O único que pode atrapalhar é o São Paulo mas, com essa instabilidade, vai dar toucinho.

Abçs

Renato