Karl Marx foi um dos primeiros pensadores a entender a modernidade sobretudo o mundo pós revolução burguesa, mas não pára por ai, o reverenciadissimo por todos historiadores, sociólogos, comunicadores ou qualquer um, que, já tenha se atrevido a ler um pouco de sua obra, parecia também ter outra aptidão, analisava bem o futebol, se não, uma de suas máximas se aplica a situação de dois clubes no futebol brasileiro, seria aquela: " Os fatos históricos acontecem duas vezes, a primeira como tragédia e a segunda como farsa". Logicamente quando disse isso em seu livro "18 de Brumário",a despeito do bonapartismo, o alemão não se referia ao futebol, mas essa frase se encaixa muito bem em relação a dois tetracampeões brasileiros, alvinegros também: Corinthians e Vasco.
O ano passado imerso em crises financeiras e a uma ditadura, que, já levava 13 anos o Corinthians apresentava um futebol rídiculo, e um elenco que pode ser classificado como o pior de seus 98 anos de história. Foi quando Dualib deixou o cargo, e com o novo presidente, esperanças de um futuro melhor vieram. Não foi o que aconteceu e o Corinthians caiu para série B do campeonato brasileiro.
Esse ano imerso em crises finaceiras e uma ditadura, o Vasco vem apresentando um futebol rídiculo, talvez tenha o pior time de seus 110 anos de existência. Mas com o novo presidente esperanças novas surgem, será que o Vasco está fadado ao mesmo destino do Corinthians? Será que a tristeza vascaína se dará como farsa da tragédia corintiana? Ao que tudo indica sim, e se isso acontecer, será o Vasco capaz de dar a volta por cima como vem dando o Corinthians? Várias perguntas, e poucas certezas, a única para mim no momento é de que o tal barbudo alemão realmente manjava de futebol.
João Vidal
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário