domingo, 29 de março de 2009

A cara do Estadual


A partida entre São Paulo e Palmeiras, neste sábado, no Morumbi, foi a síntese do que é este Campeonato Paulista (e, também, a maioria dos estaduais pelo Brasil). Pouco mais de 18 mil pessoas viram um jogo chato, que se resumiu ao gol de Washington aos dois minutos de jogo, garantindo a vitória tricolor. Mas, assim como todos os outros clássicos da competição, o resultado não foi determinante para a classificação.

A verdade é que a primeira fase do Campeonato Paulista tem poucos jogos realmente importantes. Prova de que 20 times é muita coisa, ainda mais nesse formato. Em 2003, quando houve a mudança do calendário, o Campeonato Paulista terminou em meados de março e o campeão disputou 12 partidas. Agora, o torneio acaba apenas no início de maio e o campeão fará 23 jogos, quase o dobro em relação a 2003. Com isso, a primeira fase fica monótona e as emoções reservadas apenas para as semifinais e finais.

Para não dizer que não há nenhum jogo decisivo na primeira fase, na próxima rodada haverá um. Santos e Portuguesa farão na Vila Belmiro um confronto direto pela última vaga nas semifinais. Certamente será o jogo mais importante do torneio até agora. Esse sim é jogo para lotar estádio. Ou seria. Isso porque devido à grade de programação da Rede Globo, o jogo será quinta-feira às 15:45. Prova de que os estaduais só estão mais atraentes do que a sessão da tarde.

Imagem: globo.com

Nenhum comentário: