quarta-feira, 18 de março de 2009

Liderança praticamente assegurada

O Palmeiras jogou para o gasto diante do Noroeste, em partida atrasada, válida pela quinta rodada do Campeonato Paulista. Com 20 minutos de jogo o Verdão já vencia por 2 a 0, com dois gols de Keirrison, artilheiro da competição com 12 gols e goleador do país na temporada, com 16 gols. Depois disso, quase nada aconteceu na noite chuvosa no Parque Antártica. A vitória fez a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo abrir seis pontos do Corinthians e, faltando cinco rodadas para o fim da primeira fase, praticamente se garantir na liderança.

O jogo serviu, também, para Luxemburgo ver que o time funciona melhor com o volante Sandro Silva no meio-campo ao invés de um terceiro zagueiro. Coincidência ou não, desde que Edmílson foi sacado da equipe para aprimorar a forma física o Palmeiras levou apenas um gol em três jogos. Além disso, atuando no 4-4-2 o meio-campo fica mais consistente, o meia Cleiton Xavier tem mais liberdade para criar e Pierre se encaixa perfeitamente como "cabeça de área". A maior justificativa para atuar com três zagueiros, que é o fato de liberar mais os alas, também parece não fazer sentido. Isso porque pela esquerda, Pablo Armero demontra a cada jogo ser eficiente na marcação e ter força física para apoiar o ataque. Já na direita, Fabinho Capixaba demonstra ser inútil independente do esquema de jogo utilizado.

O Palmeiras deverá confirmar a primeira colocação na primeira fase do estadual, que termina dia 5 de abril. Aí, a partir do dia 8, quando enfrenta o Sport na Ilha do Retiro, pela Libertadores, começará a maratona de dois jogos decisivos por semana. Será assim até o fim do mês. Isso, é claro, se o time conseguir chegar na final do Paulistão. Aí, entre os dois jogos da decisão, haverá a viagem ao Chile para enfrentar o Colo-Colo, no que provavelmente será um jogo de vida ou morte na Libertadores. Nesse contexto, voltar ao Brasil e eventualmente poder jogar pelo empate para ficar com a taça pode fazer toda a diferença. Por isso a importância de terminar a primeira fase na liderança é ainda maior.

Confira mais sobre a partida e outras informações sobre o Palmeiras no blog "Palestra", através do link abaixo:
http://blogs.abril.com.br/palestra

Nenhum comentário: