segunda-feira, 9 de março de 2009

O mito do elenco são-paulino

No futebol algumas frases são repetidas tantas vezes que passam a ser inquestionáveis. Uma delas é a de que as conquistas recentes do São Paulo se devem à força de seu elenco. Analisando bem, vemos que isso é um equívoco. É inegável que o clube do Morumbi possui um time forte, tem o melhor técnico do Brasil na atualidade e uma das melhores estruturas do país. Mas, assim como todos os times brasileiros, o São Paulo não possui um grande elenco. Prova disso foi vista nesse domingo. Talvez muitos não saibam, porque após as 6 da tarde de ontem parece que não aconteceu mais nada no mundo a não ser o gol do Ronaldo, mas em Mogi Mirim ocorreu a maior zebra do Campeonato Paulista, com o então lanterna da competição derrotando o tricolor por 2 a 0.

O técnico Muricy Ramalho escalou apenas três titulares: Rogério Ceni, Miranda e Hugo. Com um time basicamente formado por reservas, a fragilidade do elenco ficou exposta. É claro que há jogadores que substituirão à altura os titulares quando necessário, como Arouca, Júnior César e Dagoberto. Mas outros não são nem sombra dos que atuam quando Muricy tem força máxima, como Aislan, Richarlyson e André Lima. Tanto que o time foi incapaz de derrotar o lanterna do campeonato e, agora, vê Santos, Santo André e Portuguesa na sua cola.

Mesmo assim, o São Paulo tem tudo para garantir a vaga nas semifinais, provavelmente na mesma terceira posição que ocupa hoje. E, se nada de anormal acontecer, irá pegar o Corinthians no mata-mata, com o rival tendo a vantagem do empate no placar agregado. O grande problema do São Paulo é que entre os dois jogos da semifinal do estadual há uma viagem para a Colômbia, para enfrentar o Independiente Medellin, pela penúltima rodada da primeira fase. Mesmo que mantenha a liderança do seu grupo, o São Paulo provavelmente precisará ao menos de um empate diante dos colombianos. E, para piorar, na semana seguinte ainda tem o confronto contra o América de Cali, no Morumbi, na última rodada da Libertadores. Aí não é segredo para ninguém que Muricy irá mesclar titulares e reservas nos jogos decisivos do Paulistão. Se isso acontecer, o atual tricampeão brasileiro deverá emplacar o quarto ano consecutivo sem o título estadual.

Nenhum comentário: